Tipos de Tumor

Os tumores mais comuns no Brasil e como se prevenir

Com certeza você conhece ou já ouviu falar de alguém que recebeu o diagnóstico de câncer. Esta é uma doença silenciosa, que pode levar à morte. Todos os casos desse mal começam com uma mutação no gene.
A incidência dos tumores cresceu nos últimos tempos e, infelizmente, vai crescer ainda mais. De acordo com a IARC (International Agency Research in Cancer), em 2030, a doença pode triplicar em novos casos.

O que você pode fazer para mudar isso? Prevenção! Conheça os tumores mais comuns no Brasil e como se prevenir deles.

Câncer de Pele

Causas

Excesso de sol, sem protetor solar e principalmente entre às 10h e 16h. Peles claras também são propensas.

Sintomas

Lesões de pele. Repare se está com alguma área pigmentada (castanha, negra ou vermelha), crescendo e com forma assimétrica.

Prevenção

Autoexame constante em frente ao espelho, nunca tomar sol em horário inapropriado e usar protetor solar todos os dias.

Câncer de Colo Uterino

Causas

HPV, muitos parceiros sexuais, má higiene íntima, cigarro.

Sintomas

São muito silenciosos, quase não se desconfia da doença. Quando eles aparecem, o tumor já está avançado. Podem ocorrer corrimento, hemorragia e dor.

Prevenção

Ter poucos parceiros sexuais, boa higiene íntima, usar camisinha. Quem tem vida sexual ativa deve fazer o exame de Papanicolaou pelo menos uma vez ao ano.

Câncer de Cólon (Intestino)

Causas

Ninguém sabe ao certo. Em geral, o paciente come muita gordura e churrasco em excesso.

Sintomas

Também é extremamente silencioso. No auge da doença é possível sentir dor contínua na barriga, prisão de ventre ou diarreia e perda de sangue nas fezes.

Prevenção

Realizar um exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes. A partir dos 50 anos, tanto o homem quanto a mulher devem fazer uma colonoscopia a cada cinco anos.

Câncer de Mama – O mais frequente na mulher brasileira

Causas

10% passam de mãe para filha. Os outros 90% não se sabe a causa.

Sintomas

Caroço na mama. Como é esse caroço: duro, com limites pouco precisos e aspecto grudado nos tecidos vizinhos. Às vezes, sangue eliminado pelo bico e dor.

Prevenção

Faça o autoexame: Durante o banho, 15 dias após menstruar, ensaboe a mama esquerda e toque-a com a mão direita, pressionando-a contra a costela. Depois, inverta, com a mão esquerda, apalpe a mama direita, sempre em busca de um carocinho, por menor que seja.

A segunda parte do autoexame é feita na cama. Deite, coloque a mão direita embaixo da cabeça e repita o movimento: a mão esquerda toca a mama direita, e depois a mesma coisa com a mama esquerda.

Quem tem mais de 40 anos deve realizar a mamografia uma vez por ano. Se você tem mãe ou avó materna que teve tumor na mama, comece a fazer este exame aos 30. Se descobrir um nódulo, procure imediatamente um mastologista ou ginecologista.

Câncer de Próstata

Causas

10% hereditários e 90% sem causa definida.

Sintomas

Também é silencioso, quando provoca sinais está bastante adiantado e comprometeu outras funções do corpo.

Prevenção

Após os 45 anos, consulte o urologista uma vez ao ano. Caso tenha pai, tio ou avô paterno que teve câncer de próstata, comece a prevenção aos 40. Além da consulta, faça também a pesquisa de PSA no sangue.

Atenção! Não realize apenas a dosagem sanguínea de PSA, pois há muitos casos de câncer com PSA normal. Consulte sempre seu urologista.

Compartilhe nas redes sociais: